Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Evolução - A Festa da Vida: Cadê?

A idéia de lançar um programa de TV, com platéia de jovens adolescentes, foi uma iniciativa ousada e que a TV Cultura, de SP, acertou retransmitir. Os seis programas foram gravados em março/abril de 2009, com grande sacrifício de todos, uma vez que envolveu trabalho duro em pleno feriadão. Com a confirmação da TV Cultura, foi feita a pré-estréia do programa em 16/10 no auditório da Escola SESC, no RJ, com o representante da TV Cultura presente.

Na véspera da exibição do programa, o diretor da produtora Videociência (Sérgio Brandão) recebeu um e-mail comunicando que a programação da emissora seria revista. No entanto, o site da TV Cultura continua noticiando a exibiçao do programa. Vejam o que aparece (consulta feita hoje - 02/11):


"Evolução - A festa da vida
Série de seis programas sobre a Evolução da humanidade

De onde viemos? Como chegamos até aqui? O que o futuro nos reserva como espécie? Respostas e teorias para estas e muitas outras perguntas sobre o surgimento e evolução da humanidade podem ser conferidas na série Evolução, a festa da vida, que a TV Cultura exibe em seis episódios. A atração, comandada pelos jovens apresentadores Vinicius Canisso e Bruna Aucar, mostra as aplicações e implicações da teoria da evolução nas ciências biológicas, ambientais e sociais, medicina, produção de alimentos e busca de um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável para a humanidade. Cada episódio conta com a participação de cientistas brasileiros, uma atração musical e plateia de estudantes de vários Estados diferentes. A série é desenvolvida pela produtora Videociência Produções, em parceria com a Escola Sesc de Ensino Médio, a Casa da Ciência da UFRJ e o Museu de Zoologia da USP, e comemora os 200 anos de nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação de seu livro mais famoso, A Origem das Espécies.

Programa de 31 de outubro

O programa discute o tema Quanto tempo leva a evolução humana? Darwin e o tempo geológico. Serão abordadas as contribuições da geologia e da paleontologia para a compreensão do desenvolvimento da teoria evolutiva de Darwin. O que leva uma espécie à extinção? Para comentar este assunto, o programa conta com a presença de Nélio Bizzo, biólogo e professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), e Ismar de Souza Carvalho, paleontólogo e professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante a atração o público confere ainda a performance da banda Forfun.

Programa de 24 de outubro

No primeiro episódio, ao som da Banda Primadonna, o telespectador acompanha como foi a passagem de Darwin pelo Brasil em 1832, e porque o mundo tem motivos de sobra para celebrar sua fabulosa contribuição ao avanço do conhecimento."

texto retirado de: http://www.tvcultura.com.br/evolucao-a-festa-da-vida/ [acesso em 02/11/2009]

Um pouco de respeito ao público - TVs são concessões públicas, lembram-se de nossa CF? - e aos parceiros, não faria nada mal para a TV Cultura.

Só nos resta esperar que alguém da TV Cultura se digne a dar notícias...

Um comentário: