Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

De volta ao nosso tema...

Charles Darwin e Galápagos
(segue a curta entrevista dada ao Portal IG)

Portal IG: Acredita que, se Darwin não tivesse realizado a viagem, ele teria escrito "A Origem das Espécies"?

Nelio Bizzo: Creio que não. Ele provavelmente teria escrito outros livros, mas uma obra com a pretensão de ser uma explicação para uma ampla gama de classes de fatos proveio do grande acervo que ele colecionou na viagem, e do qual ele pode dispor ao longo de muitos anos.

Portal IG: Quais o senhor acredita que foram os momentos mais marcantes da viagem?

Nelio Bizzo: Foram diversos, mas eu creio que os Andes proporcionaram a Darwin uma experiência ímpar de pesquisar Geologia e fazer muitas descobertas, inclusive sobre o tempo geológico. Esta foi uma peça-chave em seu quebra-cabeças.

Portal IG: Galápagos recebeu o prestígio por ter sido lá que Darwin percebeu pequena
diferença entre cada espécie de acordo com cada ilha. Mas as observações
tomadas em toda a viagem também não foram relevantes?

Nelio Bizzo: Sou muito crítico das chamadas abordagens "galapagocêntricas". Não se conhece nem mesmo uma única carta de Darwin escrita de Galápagos; não fossem as anotações de FitzRoy, Darwin nem mesmo teria separado os pássaros por ilha, uma vez que os misturara em um mesmo lugar. Ele teve informações erradas sobre a proveniência dos animais, uma vez que corria a informação de que as tartarugas e os iguanas tinham sido trazidos para as ilhas junto com as cabras e porcos (se sabia da existência de tartarugas gigantes em outras ilhas distantes). Darwin devia ter se interessado por mais elementos da fauna e da fauna em 1835 se soubesse que as ilhas estavam menos alteradas do que se pensava...

Nenhum comentário:

Postar um comentário