Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Seminário Internacional Brasil-Itália Sobre Ensino de Ciências

Na próxima segunda-feira ocorrerá um seminário reunindo pesquisadores italianos e brasileiros na sede da UNESCO em Veneza, a fim de discutir a possibilidade de projetar instrumentos de acompanhamento dos interesses e atitudes de jovens do início do ensino médio em relação à ciência e tecnologia. Será um grupo pequeno reunindo pesquisadores e funcionários graduados de instituições brasileiras e italianas.

Trata-se de uma avaliação do trabalho desenvolvido pelos dois países em um mesmo projeto internacional, chamado "Relevance of Science Education", coordenado pelo prof. Svein Sjoberg, da Universidade de Oslo, na Noruega.

Na parte da tarde o encontro será aberto a todos os interessados, e ocorrerá na sede do Istituto Veneto di Scienze, Lettere ed Arti, sempre em Veneza.

A partir de um balanço dos resultados obtidos e da metodologia empregada, pretende-se discutir a possibilidade de realizar séries históricas monitorando a evolução do interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. Essa estratégia que poderá ser uma importante fonte de dados para implementar políticas públicas que visem estimular a inovação científica e tecnológicas nos dois países.

Espera-se poder aproveitar acordos diplomáticos entre os dois países para estimular a troca de pesquisadores e alunos, não apenas de pós-graduação, como também de graduação e também do ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário